1 – OBJETIVO:
O curso para Instrutor de Armamento e Tiro, objetiva, inicialmente, a capacitação do instruendo, para os certames levados a efeito pela Polícia Federal, onde certificam-se instrutores autorizados por essa instituição, a aplicar as provas exigidas aos cidadãos comuns, nos processos de concessão de autorização para aquisição de arma de fogo, renovação de registro de arma de fogo e porte de arma de fogo e também como requisito para obtenção do CR-Certificado de Registro expedido pelo Exército Brasileiro.
2 – METAS DO CURSO:
A principal meta do curso é traçar uma uniformização do que diz respeito à disciplina de armamento e tiro, nos seus mais variados aspectos técnicos e táticos padronizando o ensino a nível nacional aos Instrutores de Armamentos e Tiros credenciados pelo Departamento de Polícia Federal, bem como aos futuros candidatos, baseado na Instrução Normativa Vigente – Critérios para reconhecimentos de Certificado de Instrutor de Armamento e Tiro – CONAT – para aferimento de Registros de Armas de Fogo e para Atuação em Escolas de Formação de Vigilantes.
3 – PÚBLICO-ALVO
Não se trata de curso de formação de atiradores, mas sim de preparação daqueles que já exercem ou pretendam exercer a atividade de instrutor. Assim sendo, a MULTIGUN exige, no mínimo, que o instruendo tenha pleno conhecimento e familiaridade, com o uso e manuseio de todas as armas ditas de uso permitido.
Se o que se pretende é o conhecimento relativo ao uso de cada uma dessas classes de armamento, a MULTIGUN dispõe em seu portfolio de cursos específicos para cada tipo de arma de fogo. Assim sendo, consideramos e indicamos, que o caminho natural e proveitoso ao interessado iniciante, é que faça primeiro os cursos de nível básico e intermediário e só então, adquira o curso para “IAT”.
4 – PRÉ-REQUISITOS:
– Não possuir antecedentes criminais (esferas federal, estadual, militar e eleitoral);
– Ter mais de 25 anos;
– Ter comprovante de residência e renda lícita;
– Atestado de capacitação psicológico para manejo de armas de fogo expedido por psicologo credenciado pela Policia Fedral com validade inferior a 12 meses.
5 – METODOLOGIA:
Com uma pedagogia progressista e ativa, são 09 dias densos de conteúdo amplamente técnico, atual e eficiente onde todas as disciplinas serão ministradas por profissionais com vasta experiência desde a esfera científica até a prática do dia a dia, nos mais conceituados centros de treinamentos nacionais e internacionais, oriundos da atividade pública ou privada, o ensino será dirigido ao futuro instrutor, usando as mais modernas ferramentas de ensino, valorizando principalmente a troca de informações entre os corpos discente e docente, sem economia de tempo e conhecimento, prezando o relacionamento e a humanização entre os presentes.
6 – GRADE CURRICULAR:
Conteúdo pedagógico do Curso de Instrutor de Armamento e Tiro
Metodologia, Didática, Técnica de Ensino e Psicologia aplicada ao Ensino;
Primeiros Socorros, voltado ao Instrutor de Armamento e Tiro;
Legislação de Armas de Fogo no Brasil;
Armas de Fogo, modelos, espécies e categorias de utilização de Armas de Fogo;
Nomenclatura, funcionalidade de peças e terminologia aplicada ao Armamento e Tiro;
Regras de Segurança;
Munições e Balística;
Conduta no Estande de Tiro;
Bases, Posições e Fundamentos do Tiro;
Desmontagem e montagem de 1º escalão;
Manutenção; solução de Panes e Incidentes de Tiro;
Verificação Parcial;
Manejo de Armas e Técnicas de Tiro;
Noções de Recarga de Munição;
Sigma e Sinarm – Noções de Legislação e Documentações.
Dentre outros assuntos pertinentes à formação deste profissional.
OBS.:* Existem nesta grade matérias extras englobadas para aperfeiçoamento da Formação de Instrutores de Armamento e Tiro, onde poderão sofrer reajustes de acordo com andamento logístico da turma.
Totalizando 90 horas de aula.
Total de disparos: 500 disparos (34 com armas longas + 366 armas curtas) + 100 (Extras varios calibres – 9mm, .40S&W, 45ACP, 357 Magnum etc..)
TODO MATERIAL – ARMAMENTO, MUNIÇÕES, MATERIAIS DIVERSOS JÁ FAZEM PARTE DO CURSO.